Trombose venosa superficial

Autor: Rita Matos, Catarina Pinto Nogueira, Daniela Gregório

Última atualização: 2018/02/20

Palavras-chave: Trombose venosa superficial, tromboflebite

Resumo


A tromboflebite é uma doença comum, benigna e autolimitada. O diagnóstico é clínico, baseado nos sinais e sintomas (dor, calor, vermelhidão e inchaço) ao longo da veia afetada, atingindo preferencialmente as pernas. Pode ser necessário realizar uma ecografia da região afetada.
Aconselha-se o doente a utilizar meias compressivas, a elevar as pernas e manter-se ativo. Para controlo da dor e/ou sinais inflamatórios poderá ser benéfico a utilização de anti-inflamatório prescrito.

Trombose venosa superficial


Human-65819 1920.jpg

A tromboflebite superficial é uma inflamação de uma veia, que origina a formação de um coágulo no seu interior. A região do corpo mais afetada é a perna. Caracteriza-se pela presença de cordão duro e doloroso debaixo da pele, que pode estar mais quente e avermelhada ao longo do trajeto de uma veia superficial. Por outro lado, no caso da flebite apenas há inflamação, sem formação de coágulo.

Quais são os fatores de risco?


As varizes e cirurgias venosas, imobilização, gravidez, obesidade, infecções ou abuso de drogas podem aumentar o risco de tromboflebite.

Como se identifica?


O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico. A realização de ecografia poderá confirmar o diagnóstico. Na maioria das vezes, não produz complicações importantes e é fácil de reconhecer.

Como se trata?


O tratamento implica a aplicação de anti-inflamatórios tópicos (creme ou pomada) e medidas gerais, como elevação dos membros e utilização de meias de compressão adequadas. Deverá evitar-se a imobilização, sendo importante manter-se ativo.

Conclusão


A trombose venosa superficial ocorre maioritariamente nas pernas, manifestando-se por dor e inchaço no trajeto da veia afetada. É uma doença autolimitada, cujo tratamento envolve medidas gerais e anti-inflamatórios.

Referências recomendadas



Alt text



Banner.jpg