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Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. <br> | Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. <br> | ||
Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior. <br> | Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior. <br> | ||
− | Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade. <br><br> | + | Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade. |
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* [http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896855.pdf Latha KS, DHRL, PhD, Hanumanth Reddy, MSW. Patterns of Stress, Coping Styles and Social Supports among Adolescents. J. Indian Assoc. Child Adolesc. Ment. Health. 2006] | * [http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896855.pdf Latha KS, DHRL, PhD, Hanumanth Reddy, MSW. Patterns of Stress, Coping Styles and Social Supports among Adolescents. J. Indian Assoc. Child Adolesc. Ment. Health. 2006] | ||
* [http://www.scielo.br/pdf/pusf/v15n3/v15n3a13.pdf Silva C, Caires S. Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento. Psico-USF. 2010. 15(3):405-413] | * [http://www.scielo.br/pdf/pusf/v15n3/v15n3a13.pdf Silva C, Caires S. Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento. Psico-USF. 2010. 15(3):405-413] | ||
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Autor: Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá
Última atualização: 2016/12/03
Palavras-chave: Stress, Ansiedade, Burnout, Coping Behavior
ÍndiceResumoNas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. |
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O stress é a resposta de adaptação às adversidades, com o intuito de repor o equilíbrio do organismo. Abrange a ativação de vários mecanismos, com intervenção dos sistemas nervoso, imunitário e hormonal.
Todo o processo tem como objetivo garantir a sobrevivência perante a perceção de perigo.
Esta resposta é específica para cada um de nós, provocando um desgaste físico e psicológico de intensidade variável.
A influência negativa do stress é transversal a toda a sociedade. Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente suscetíveis a este fenómeno:
O stress pode prejudicar os estudantes na sua vivência académica, social e pessoal. Conhecer os principais sintomas do stress pode ajudar os estudantes, os seus familiares e amigos a identificar o problema para melhor o combater:
Perante os problemas do stress, os estudantes podem utilizar algumas estratégias para o combater, minimizar e resolver. O conjunto de processos mentais e comportamentais de gestão do stress, que permitem a convivência saudável com este fenómeno, chama-se coping:
Estratégias Focadas na Emoção: Pretendem desenvolver uma resposta emocional adequada ao stress.
Reinterpretação do evento stressante |
Ex.: Encarar a situação como algo que contribui para o nosso crescimento pessoal! |
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Expressão das emoções |
Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções. |
Apoio social |
Ex.: Passar tempo com a família e amigos. |
Técnicas de relaxamento |
Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual. |
Desenvolvimento da autoestima |
Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos. |
Nutrição adequada, exercício físico e sono |
Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia. |
Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo |
Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos. |
Manter objetivos realistas |
Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades. |
Estratégias Focadas no Problema: Pretendem reduzir/eliminar as fontes de stress.
Antecipar o problema |
Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames. |
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Resolução ativa do problema |
Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar. |
Pesquisa de informação |
Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas. |
Avaliação dos prós e contras |
Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?” |
Organização de um plano de estudo |
Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo. |
Evitar adiar o estudo ou outros compromissos |
Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste. |
Dividir as tarefas em objetivos concretos |
Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo. |
No ensino pré-universitário, o stress pode atingir níveis prejudiciais, comprometendo a vida académica e pessoal dos estudantes. É fundamental conhecer as causas e sintomas deste problema, para o combater eficazmente.