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|Autor=Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá | |Autor=Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá | ||
− | |Última atualização= | + | |Última atualização=2024/01/31 |
− | |Palavras-chave=Stress, | + | |Palavras-chave=Stress, Ansiedade, ''Burnout'', ''Coping Behavior'' |
+ | |Sigla da Doença=P74 | ||
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===Resumo=== | ===Resumo=== | ||
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Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. <br> | Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. <br> | ||
Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior. <br> | Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior. <br> | ||
− | Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade. <br><br> | + | Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade. |
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===O que é o stress=== | ===O que é o stress=== | ||
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: Forma patológica do stress (doença), em que este assume um caráter crónico, devido à incapacidade de adaptação às circunstâncias adversas. Por este motivo trata-se de uma condição que em nada beneficia o indivíduo. | : Forma patológica do stress (doença), em que este assume um caráter crónico, devido à incapacidade de adaptação às circunstâncias adversas. Por este motivo trata-se de uma condição que em nada beneficia o indivíduo. | ||
[[File: Matches.jpg|300px|right]] | [[File: Matches.jpg|300px|right]] | ||
− | * '''Síndrome de burnout''' | + | * '''Síndrome de ''burnout''''' |
: Esgotamento físico e mental, caraterizado pelo desânimo, ansiedade e frustração, que decorre de níveis crónicos de stress. Normalmente evolui para um estado depressivo, associando-se frequentemente ao ritmo de vida intenso das sociedades modernas. <br><br> | : Esgotamento físico e mental, caraterizado pelo desânimo, ansiedade e frustração, que decorre de níveis crónicos de stress. Normalmente evolui para um estado depressivo, associando-se frequentemente ao ritmo de vida intenso das sociedades modernas. <br><br> | ||
====Causas do stress==== | ====Causas do stress==== | ||
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Expressão das emoções | Expressão das emoções | ||
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− | Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções | + | Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções. |
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Apoio social | Apoio social | ||
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Técnicas de relaxamento | Técnicas de relaxamento | ||
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− | Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual | + | Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual. |
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Desenvolvimento da autoestima | Desenvolvimento da autoestima | ||
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− | Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos | + | Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos. |
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Nutrição adequada, exercício físico e sono | Nutrição adequada, exercício físico e sono | ||
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− | Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia | + | Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia. |
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Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo | Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo | ||
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− | Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos | + | Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos. |
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Manter objetivos realistas | Manter objetivos realistas | ||
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− | Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades | + | Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades. |
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Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames. | Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames. | ||
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− | Resolução ativa do problema | + | Resolução ativa do problema |
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Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar. | Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar. | ||
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− | Pesquisa de informação | + | Pesquisa de informação |
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Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas. | Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas. | ||
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− | Avaliação dos prós e contras | + | Avaliação dos prós e contras |
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Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?” | Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?” | ||
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− | Organização de um plano de estudo | + | Organização de um plano de estudo |
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Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo. | Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo. | ||
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− | Evitar adiar o estudo ou outros compromissos | + | Evitar adiar o estudo ou outros compromissos |
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Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste. | Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste. | ||
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− | Dividir as tarefas em objetivos concretos | + | Dividir as tarefas em objetivos concretos |
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Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo. | Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo. | ||
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* [http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896855.pdf Latha KS, DHRL, PhD, Hanumanth Reddy, MSW. Patterns of Stress, Coping Styles and Social Supports among Adolescents. J. Indian Assoc. Child Adolesc. Ment. Health. 2006] | * [http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ896855.pdf Latha KS, DHRL, PhD, Hanumanth Reddy, MSW. Patterns of Stress, Coping Styles and Social Supports among Adolescents. J. Indian Assoc. Child Adolesc. Ment. Health. 2006] | ||
* [http://www.scielo.br/pdf/pusf/v15n3/v15n3a13.pdf Silva C, Caires S. Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento. Psico-USF. 2010. 15(3):405-413] | * [http://www.scielo.br/pdf/pusf/v15n3/v15n3a13.pdf Silva C, Caires S. Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento. Psico-USF. 2010. 15(3):405-413] | ||
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Autor: Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau, Luísa Sá
Última atualização: 2024/01/31
Palavras-chave: Stress, Ansiedade, Burnout, Coping Behavior
ÍndiceResumoNas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações. |
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O stress é a resposta de adaptação às adversidades, com o intuito de repor o equilíbrio do organismo. Abrange a ativação de vários mecanismos, com intervenção dos sistemas nervoso, imunitário e hormonal.
Todo o processo tem como objetivo garantir a sobrevivência perante a perceção de perigo.
Esta resposta é específica para cada um de nós, provocando um desgaste físico e psicológico de intensidade variável.
A influência negativa do stress é transversal a toda a sociedade. Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente suscetíveis a este fenómeno:
O stress pode prejudicar os estudantes na sua vivência académica, social e pessoal. Conhecer os principais sintomas do stress pode ajudar os estudantes, os seus familiares e amigos a identificar o problema para melhor o combater:
Perante os problemas do stress, os estudantes podem utilizar algumas estratégias para o combater, minimizar e resolver. O conjunto de processos mentais e comportamentais de gestão do stress, que permitem a convivência saudável com este fenómeno, chama-se coping:
Estratégias Focadas na Emoção: Pretendem desenvolver uma resposta emocional adequada ao stress.
Reinterpretação do evento stressante |
Ex.: Encarar a situação como algo que contribui para o nosso crescimento pessoal! |
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Expressão das emoções |
Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções. |
Apoio social |
Ex.: Passar tempo com a família e amigos. |
Técnicas de relaxamento |
Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual. |
Desenvolvimento da autoestima |
Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos. |
Nutrição adequada, exercício físico e sono |
Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia. |
Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo |
Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos. |
Manter objetivos realistas |
Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades. |
Estratégias Focadas no Problema: Pretendem reduzir/eliminar as fontes de stress.
Antecipar o problema |
Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames. |
---|---|
Resolução ativa do problema |
Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar. |
Pesquisa de informação |
Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas. |
Avaliação dos prós e contras |
Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?” |
Organização de um plano de estudo |
Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo. |
Evitar adiar o estudo ou outros compromissos |
Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste. |
Dividir as tarefas em objetivos concretos |
Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo. |
No ensino pré-universitário, o stress pode atingir níveis prejudiciais, comprometendo a vida académica e pessoal dos estudantes. É fundamental conhecer as causas e sintomas deste problema, para o combater eficazmente.