Autor: Ana Costa, Bárbara Esteves, Beatriz Leão, Filipe Mendes, Jaime Pinto, Joana Neves, João Lopes, Leonardo Barbosa, Manuel Martins, Miguel Pimenta, Miguel Ribeiro, Sofia Almeida, Soraia Rodrigues, Tomás Ribau
Última atualização: 2016/12/03
Palavras-chave: Stress, ansiedade, Burnout, Coping Behavior
Nas sociedades modernas atuais, o quotidiano das populações assume um ritmo muito atarefado, com inúmeras preocupações, tarefas e adversidades: vivemos num stress constante. Esta situação diminui a saúde e a qualidade de vida das populações.
Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente sensíveis a este problema, uma vez que, para além das mudanças típicas da adolescência, são confrontados com vários fatores de stress, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a futura entrada para o ensino superior.
Deste modo, é muito importante capacitar os estudantes para as várias vertentes do stress, sensibilizando-os para as causas e sintomas deste processo fisiológico complexo. São igualmente apresentadas estratégias de gestão e combate ao stress, que promovem uma convivência mais saudável com esta realidade.
O stress é a resposta de adaptação às adversidades, com o intuito de repor o equilíbrio do organismo. Abrange a ativação de vários mecanismos, com intervenção dos sistemas nervoso, imunitário e hormonal.
Todo o processo tem como objetivo garantir a sobrevivência perante a perceção de perigo.
Esta resposta é específica para cada um de nós, provocando um desgaste físico e psicológico de intensidade variável.
A influência negativa do stress é transversal a toda a sociedade. Os estudantes do ensino pré-universitário são particularmente suscetíveis a este fenómeno:
O stress pode prejudicar os estudantes na sua vivência académica, social e pessoal. Conhecer os principais sintomas do stress pode ajudar os estudantes, os seus familiares e amigos a identificar o problema para melhor o combater:
Perante os problemas do stress, os estudantes podem utilizar algumas estratégias para o combater, minimizar e resolver. O conjunto de processos mentais e comportamentais de gestão do stress, que permitem a convivência saudável com este fenómeno, chama-se coping:
Estratégias Focadas na Emoção: Pretendem desenvolver uma resposta emocional adequada ao stress.
Reinterpretação do evento stressante |
Ex.: Encarar a situação como algo que contribui para o nosso crescimento pessoal! |
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Expressão das emoções |
Ex.: Falar com a família e amigos sobre os nossos problemas, partilhando as nossas emoções |
Apoio social |
Ex.: Passar tempo com a família e amigos |
Técnicas de relaxamento |
Ex.: Praticar atividades lúdicas (como o yoga ou outras) que promovam o bem-estar físico, psicológico e espiritual |
Desenvolvimento da autoestima |
Ex.: Focarmo-nos nas nossas virtudes e qualidades, valorizando o que já alcançámos |
Nutrição adequada, exercício físico e sono |
Ex.: Fazer refeições regulares, equilibradas e variadas; evitar o sedentarismo; ter um horário bem definido, que nos permita dormir pelo menos 8 horas por dia |
Adotar um ritmo diário com pausas regulares do estudo |
Ex.: Por cada hora de estudo, descansar 15 minutos |
Manter objetivos realistas |
Ex.: Compreender que cada indivíduo tem o seu ritmo de aprendizagem e as suas capacidades |
Estratégias Focadas no Problema: Pretendem reduzir/eliminar as fontes de stress.
Antecipar o problema. |
Ex.: Estar psicologicamente preparado para a pressão dos exames. |
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Resolução ativa do problema. |
Ex.: Se há dificuldades numa determinada matéria, é necessário trabalhar para as superar. |
Pesquisa de informação. |
Ex.: Estar informado acerca da estrutura dos exames, para não ser confrontado com situações imprevistas. |
Avaliação dos prós e contras. |
Ex.: “Convidaram-me para uma festa, mas tenho um teste amanhã. Devo ir?” |
Organização de um plano de estudo. |
Ex.: Elaborar um calendário de exames, planeando antecipadamente o estudo. |
Evitar adiar o estudo ou outros compromissos. |
Ex.: Estudar regularmente e não apenas “na véspera” do teste. |
Dividir as tarefas em objetivos concretos. |
Ex.: Escolher uma única disciplina para estudar durante a tarde, em vez de tentar estudar tudo ao mesmo tempo. |
No ensino pré-universitário, o stress pode atingir níveis prejudiciais, comprometendo a vida académica e pessoal dos estudantes. É fundamental conhecer as causas e sintomas deste problema, para o combater eficazmente.