Uso correto dos métodos contracetivos de barreira

Revisão das 20h06min de 1 de janeiro de 2021 por Paulo Santos (Discussão | contribs)

Autor: Diana Pacheco, Raquel Cardoso

Última atualização: 2020/12/31

Palavras-chave: Infeções sexualmente transmissíveis, Preservativos, Prevenção, Transmissão, Saúde Sexual



Resumo


Os métodos de barreira são os únicos que protegem contra as infeções sexualmente transmissíveis no contexto de uma relação sexual: preservativo masculino e o preservativo feminino, para o sexo vaginal, e anal e oral, e os dental dam (barra de látex) para o sexo oral.
O preservativo masculino deve ser colocado no pénis ereto, no início da relação sexual , antes de qualquer contato genital. O preservativo feminino deve ser colocado na vagina, podendo ser inserido até 8 horas antes da relação sexual. Os dental dam colocam-se sobre a vulva ou o ânus antes do sexo oral.
A par da abstinência sexual, os métodos de barreira reduzem significativamente o risco de contrair uma infeção quando usados corretamente.




Uso correto dos métodos contracetivos de barreira


As infeções sexualmente transmissíveis são infeções que passam de pessoa para pessoa através doa contacto íntimo, incluindo as relações sexuais (vaginal, anal ou oral), especialmente se não protegida s , e constituem um importante problema de saúde pública.
Na relação sexual, os únicos métodos contracetivos que protegem contra as infeções são os métodos de barreira: preservativo masculino e preservativo feminino para o sexo vaginal, e anal e oral (sempre que os genitais estejam cobertos pelo preservativo) e os dental dam (barra de látex) para o sexo oral (necessários, por exemplo, quando se pratica sexo oral com a mulher, estando a usar um preservativo masculino).
Os métodos de barreira podem ser utilizados conjuntamente com outros métodos contracetivos para a prevenção de uma gravidez indesejada. Os preservativos já contêm um espermicida que funciona também como lubrificante. A associação com outros espermicidas deve ser evitada pelo risco de ruturas.
Quando usados corretamente e consistentemente em todos os contatos sexuais, os métodos de barreira reduzem significativamente o risco de transmissão das infeções sexualmente transmissíveis.

Que cuidados deve ter com os métodos de barreira?


O que deve fazer:
  • Usar em todas as relações sexuais, desde o início do contato sexual até ao fim;
  • Utilizar um novo, sempre que houver novo contacto;
  • Verificar a embalagem e a data de validade;
  • Assegurar que não apresentam defeitos;
  • Guardar em lugar fresco e seco;
  • Usar preservativo de látex ou poliuretano;
  • Se necessário, utilizar lubrificante à base de água.


O que NÃO deve fazer:
  • NÃO guardar na carteira ou bolso;
  • NÃO adicionar espermicidas  ;
  • NÃO usar produtos à base de óleo , como por exemplo, vaselina;
  • NÃO usar mais de um preservativo de cada vez;
  • NÃO usar preservativo masculino juntamente com feminino;
  • NÃO reutilizar;
  • NÃO deitar na sanita.


Como usar o preservativo masculino?


Barreira preservativo masculino.jpg
  1. Verificar a embalagem unitária e o prazo de validade. Se estiver danificada ou fora da validade, deve rejeitar o preservativo e escolher outro;
  2. Abrir a embalagem, não utilizando as unhas, os dentes ou objetos cortantes e retirar o preservativo;
  3. Segurar o preservativo pelo depósito, utilizando dois dedos para extrair o ar. Verificar que a parte a desenrolar está na zona exterior;
  4. Colocar sobre o pénis ereto mantendo o depósito comprimido e desenrolando até cobrir a totalidade do pénis;
  5. Depois da ejaculação retirar imediatamente o pénis ainda ereto do parceiro, mantendo o preservativo no sítio, segurando-o firmemente sobre a base do pénis;
  6. Eliminar o preservativo, dando um nó na sua base assim que seja retirado.

Os preservativos masculinos estão disponíveis para distribuição em muitos Centros de Saúde, nas consultas de Planeamento Familiar e para venda em múltiplos pontos, incluindo supermercados, lojas de conveniência e farmácias.



Como usar o preservativo feminino?


Barreira preservativo feminino.jpg
  1. Abrir e remover o preservativo da embalagem;
  2. O anel interno espesso e com extremidade fechada é usado para colocar na vagina e mantém o preservativo no local correto. O anel externo fino permanece fora do corpo, cobrindo a abertura vaginal;
  3. Segurar a extremidade fechada, apertar as laterais do anel interno com o polegar e o indicador, e inserir na vagina. É semelhante a inserir um tampão;
  4. Usando o dedo, empurrar o anel interno o máximo possível até que encoste no colo do útero. O preservativo expande-se naturalmente e poderá não sentir isso;
  5. Certificar que o preservativo não está torcido. O anel externo fino deve permanecer fora da vagina;
  6. Guiar o pénis do parceiro para a abertura do preservativo feminino. Interromper a relação se sentir o pénis deslizar entre o preservativo e as paredes da vagina ou se o anel externo for empurrado para dentro da vagina;
  7. Para remover, girar suavemente o anel externo e puxar o preservativo feminino para fora da vagina.

Os preservativos femininos estão disponíveis para distribuição em muitos Centros de Saúde, nas consultas de Planeamento Familiar e para venda em múltiplos pontos, incluindo supermercados, lojas de conveniência e farmácias.

Como usar um dental dam (barra de látex)?


Barreira dental dam.jpg

Os dental dam são folhas de látex ou poliuretano que se colocam na vulva ou no ânus antes e durante do sexo oral e que funcionam como proteção para o sexo oral. Podem ser comprados nas farmácias.

  1. Retirar da embalagem
  2. Colocar sobre a vulva cobrindo a vagina e o ânus
  3. Colocar no lixo após utilização


Barreira dental dam (rec).jpg

Se não conseguir encontrar na farmácia, podem ser feitos a partir de preservativos masculinos:

  1. Abrir a embalagem, remover o preservativo e desenrolar;
  2. Cortar a ponta, a parte inferior e um lado do preservativo, permitindo obter uma película;
  3. Posicionar-se horizontalmente para cobrir a abertura vaginal ou o ânus.



Conclusão


Quando usados corretamente e em todos os contatos sexuais, os métodos de barreira reduzem significativamente o risco de IST. É fundamental aprender a utilizar e não assumir que é simples e que todos saberão quando for necessário.

Referências recomendadas




Alt text Alt text Alt text Alt text Alt text



Banner metis 2024.jpg