Autor: Daniel Cardoso, David Ramos, Diana Barros, Filipe Moás, Filipa Santos, Francisca Coelho,Francisca Maia, Francisca Negrão, Francisco Stocker, Gazal Gazal, Inês Moreira, Luísa Lopes, Rita Trovisco, Rosália Sá, Teresa Machado
Última atualização: 2017/12/05
Palavras-chave: Universidade; Distúrbio mental; Stress; Burnout; Atividades extracurriculares; Performance académica
ÍndiceResumoEntre aulas, exames, atividades extracurriculares, estudo, vida social e familiar, o estudante universitário poderá sentir-se bastante sobrecarregado e exaurido. |
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O stress é a resposta a um fator físico, mental ou emocional que causa tensão. Pode surgir em resposta a fatores externos e internos, como o ambiente, situações psicológicas ou sociais, doença ou procedimentos médicos. É uma forma de readaptação a um estímulo que altera o ambiente envolvente, e nem sempre é negativo. O problema coloca-se quando os sintomas são excessivos:
Não existe uma definição clara e consensual, mas considera-se que burnout é um estado de exaustão emocional e física. Classicamente está associado a fatores associados com o desempenho profissional, mas pode acontecer em vários contextos como problemas familiares ou a atividade académica. É considerado uma junção de níveis elevados de exaustão emocional, descrença e níveis baixos de realização pessoal.
Uma pessoa em burnout tende a exibir sintomas de exaustão, uma atitude sucessivamente mais negativa em relação ao seu trabalho e estudo, baixa autoestima e sentimentos de desvalorização pessoal.
Num inquérito realizado a estudantes de cursos da área da saúde, tivemos um número significativo a referir sintomas de stress e cerca de um quarto em risco de burnout.
Para lidar com o stress e prevenir o burnout é fundamental ter uma atitude positiva perante a exigência académica. Obter avaliações positivas cumprindo o objetivo de um bom desempenho escolar é importante, mas, dizia o nosso mestre Professor Doutor Abel Salazar, “o médico que só sabe medicina, nem medicina sabe”, e isso é verdade para todas as áreas de estudo.
As atividades extracurriculares permitem um enriquecimento de competências extraprofissionais ou académicas que podem maximizar os resultados do dia-a-dia.
Gerir melhor o stress e evitar o burnout pode passar por:
Uma questão importante é a de utilizar o tempo disponível nestas atividades, em vez de estar a estudar. Muitos estudos demonstram que as atividades extracurriculares melhoram os níveis de stress resultando numa melhoria do desempenho escolar. No nosso trabalho na Universidade do Porto, encontramos menores níveis de burnout nos estudantes que estavam envolvidos em atividades extracurriculares, sobretudo ligadas à prática desportiva. Além de proporcionarem bem-estar, as atividades extracurriculares podem ajudar a desenvolver competência de trabalho em equipa, organização e cumprimento de regras.
Alguns planos curriculares já contemplam atividades de voluntariado, investigação, tutoria de pares e ensino. Muitas outras estão disponíveis através dos serviços universitários e das Associações de Estudantes. As páginas eletrónicas divulgam muita informação e um contacto pessoal pode ajudar a elucidar eventuais dúvidas.
Os meios estão criados. É só procurar e certamente encontrará uma opção que desperte interesse.
Se acha que não tem tempo para nada, está enganado!
Frequentar uma atividade extracurricular pode levar a uma melhor gestão do tempo e a um estudo mais produtivo, além de ajudar a criar competências que serão úteis na vida futura como a capacidade de trabalhar em equipa, a organização e o cumprimento de regras.
Comece já, faça aquilo que gosta e tome a iniciativa!