Linha 53: | Linha 53: | ||
As referências num máximo de 5 devem obedecer às normas de publicação de Vancouver. Serão colocadas por ordem alfabética do primeiro autor. | As referências num máximo de 5 devem obedecer às normas de publicação de Vancouver. Serão colocadas por ordem alfabética do primeiro autor. | ||
<br> | <br> | ||
− | A lógica da bibliografia é permitir ao leitor um acesso rápido a outras fontes de conhecimento onde possam aprofundar questões relativas ao documento, e não tanto a citação do autor original que publicou os resultados expostos, ou os documentos base da pesquisa. Podem referir-se a publicações ou a sítios eletrónicos idealmente em português mas serão aceites em qualquer outra língua. | + | A lógica da bibliografia é permitir ao leitor um acesso rápido a outras fontes de conhecimento onde possam aprofundar questões relativas ao documento, e não tanto a citação do autor original que publicou os resultados expostos, ou os documentos base da pesquisa realizada. Podem referir-se a publicações ou a sítios eletrónicos idealmente em português mas serão aceites em qualquer outra língua. |
<br> | <br> | ||
Devem conter a hiperligação ao sítio onde poderão ser consultadas. | Devem conter a hiperligação ao sítio onde poderão ser consultadas. |
A plataforma METIS - Educação para a Saúde publica artigos de revisão sobre temas de medicina preventiva ou educação para a saúde. Aceita artigos escritos em língua portuguesa, dirigidos à população geral, numa linguagem que seja facilmente percetível para o leitor que não seja profissional de saúde.
Dada a formatação wiki da plataforma METIS - Educação para a Saúde apenas será publicado um artigo por cada tema que corresponde a um título. Aconselha-se os autores interessados a verificar os temas já presentes na plataforma antes da submissão do seu trabalho para apreciação editorial.
Outras tipologias de artigos poderão ser ponderadas pelos editores. Os autores interessados poderão contactar previamente o conselho editorial, através do endereço eletrónico metis@med.up.pt.
A ciência médica está em constante evolução e continuamente existem atualizações que devem ser incorporadas no conhecimento dos profissionais e da população.
Cada artigo deverá ser revisto no prazo máximo de 3 anos ou antes se se verificar algum desenvolvimento que a isso obrigue.
O autor do artigo será em tempo contatado nesse sentido para rever e atualizar o texto inicial.
O título deve ser curto indicando claramente qual o tema a tratar.
Breve resumo do conteúdo do artigo num máximo de 150 palavras. Deve ser claro e conciso sobre o tema abordado, o objetivo e a principal conclusão.
Sem estrutura definida, tamanho máximo de 700 palavras.
Pode conter imagens, gráficos, ou qualquer outro tipo de suporte que facilite a compreensão dos conteúdos ou que os torne visualmente mais acessíveis.
Uma frase com tamanho máximo de 30 palavras que resume a mensagem chave do artigo.
Devem ser indicadas 5 palavras-chave em língua portuguesa com base nos termos MeSH (Medical Subject Headings).
O artigo pode ser acompanhado de imagens ou gráficos que resultem numa apresentação visual que melhore a compreensão do conteúdo. Todas as imagens devem ser acompanhadas da respetiva permissão dos autores para a sua publicação.
As referências num máximo de 5 devem obedecer às normas de publicação de Vancouver. Serão colocadas por ordem alfabética do primeiro autor.
A lógica da bibliografia é permitir ao leitor um acesso rápido a outras fontes de conhecimento onde possam aprofundar questões relativas ao documento, e não tanto a citação do autor original que publicou os resultados expostos, ou os documentos base da pesquisa realizada. Podem referir-se a publicações ou a sítios eletrónicos idealmente em português mas serão aceites em qualquer outra língua.
Devem conter a hiperligação ao sítio onde poderão ser consultadas.
Os documentos devem ser enviados por correio eletrónico para: metis@med.up.pt.
Os documentos a enviar incluem:
Os artigos recebidos são submetidos a um processo de validação administrativa; os artigos que não obedeçam à organização científica e à organização formal expostas nestas normas não serão aceites nem apresentados ao Conselho Editorial, sendo automático o processo de devolução.
Os textos que estejam de acordo com as normas são identificados por um número comunicado aos autores, que deve ser referido em toda a correspondência com a plataforma. Será considerada como data de receção do artigo o último dia de receção da versão eletrónica do artigo e dos anexos necessários. Os artigos aceites serão distribuídos a um editor responsável, que fará uma apreciação sumária e apresentará o artigo em reunião do Conselho Editorial. Os artigos que não estejam relacionados com a missão da plataforma METIS serão recusados.
Os artigos que estejam de acordo com as normas e que se enquadrem na missão da plataforma METIS - Educação para a Saúde entrarão num processo de revisão por pares. Aos revisores será pedida a apreciação crítica de artigos submetidos para publicação. Essa avaliação incluirá as seguintes áreas: atualidade, rigor científico, importância em Medicina Preventiva, interesse para a população, e adequação da linguagem. Cada artigo será apreciado por pelo menos dois revisores. Caso exista divergência de apreciação entre revisores, os editores poderão convidar um terceiro revisor. A decisão final sobre a publicação será tomada pelos editores com base nos pareceres dos revisores. As diferentes apreciações dos revisores serão integradas pelo editor responsável e comunicadas aos autores. Os autores não terão conhecimento da identidade ou afiliação dos revisores ou do editor responsável.
A decisão relativa à publicação pode ser no sentido da recusa, da publicação sem alterações ou da publicação após modificações. Neste último grupo, os artigos, após a realização das modificações propostas, serão reapreciados pelos revisores originais do artigo. Desta reapreciação resultará uma apreciação final por parte do editor responsável e a decisão de recusa ou de publicação, da qual os autores serão informados.
Antes da publicação final, o artigo será sujeito a um processo de correção editorial com ajustes línguísticos e de conteúdo da responsabilidade dos editores. Os autores poderão propor correções pontuais nesta fase.
O artigo final publicado fica sujeito a acompanhamento regular, sendo possível a todo o momento a introdução de alterações se para tal houver factos que o justifiquem.
Existe um conflito de interesses quando um autor (ou a sua instituição) tem relações pessoais, profissionais ou financeiras que podem influenciar as suas decisões, trabalho ou manuscrito. Nem todas estas relações representam verdadeiros conflitos de interesses. Por outro lado, o potencial para conflito de interesses pode existir independentemente de o autor acreditar ou não que esta relação afeta o seu julgamento científico. O potencial para conflito de interesses pode residir nos autores, revisores ou editores.
A plataforma METIS - Educação para a Saúde publica textos baseados na melhor evidência científica existente, e abster-se-á de aceitar artigos que possam refletir opiniões pessoais, institucionais ou empresariais cuja transparência possa ser questionada.
Os autores concedem à plataforma METIS - Educação para a Saúde o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, eletrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito. Concedem ainda à plataforma METIS - Educação para a Saúde o direito a utilizar e explorar o manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso o artigo não venha a ser publicado, cessa imediatamente este direito.
Os autores autorizam plataforma METIS - Educação para a Saúde (ou uma entidade por esta designada) a atuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.
Os autores têm direito a:
Para efeitos curriculares, os artigos publicados na plataforma METIS poderão ser considerados como trabalhos de revisão publicados em revista com revisão interpares na área da educação para a saúde.
A prova da publicação será feita pela menção à citação do artigo, onde se propõe o seguinte formato:
Por exemplo:
Poderá anexar uma cópia em formato digital que obterá utilizando o sistema de impressão da wiki (alt-shift-p, seguida de ctrl-p)
Os autores aceitam que, em caso de conflito, a resolução deste acordo será feita em Portugal e de acordo com a legislação portuguesa aplicável.