(Criou página com: '{{Artigos |Autor=Ana Amorim; Inês Rodrigues |Última atualização=2021/05/02 |Palavras-chave=Crianças; Adolescentes; Máscara; COVID-19; SARS-CoV-2. |Sigla da Doença=A76...') |
(Sem diferenças)
|
Autor: Ana Amorim; Inês Rodrigues
Última atualização: 2021/05/02
Palavras-chave: Crianças; Adolescentes; Máscara; COVID-19; SARS-CoV-2.
Índice
ResumoA utilização das máscaras é fundamental para a prevenção da transmissão do vírus SARS-Cov-2 e para o combate à pandemia. Mesmo nas crianças e jovens, onde a infeção apresenta menor gravidade, é muito importante usar a máscara de forma adequada. |
---|
A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-Cov-2. Transmite-se pessoa a pessoa através de gotículas respiratórias que são libertadas no ar expirado, quando tosse, quando espirra, ou simplesmente quando respira. As máscaras funcionam impedindo que uma pessoa que tenha o vírus o transmita aos outros. Mesmo não tendo sinais de estarmos doentes, podemos já estar infetados e transmitir o vírus aos nossos amigos ou familiares sem querer.
Por isso, é muito importante que todas as pessoas usem máscara de forma correta.
A minha máscara protege-te a ti, e a tua máscara protege-me a mim. Assim, ficamos todos mais protegidos e teremos menos probabilidade de ficar doentes.
A máscara deve ser usada quando saímos de casa, principalmente quando vamos para espaços públicos onde se encontram outras pessoas, sobretudo quando são espaços fechados, como as escolas.
A sua eficácia depende da correta utilização, sem esquecer a necessidade das outras medidas:
A máscara deve ser trocada a cada seis horas ou sempre que estiver húmida ou suja.
Usar bem a máscara é muito importante para que seja eficaz. Devemos seguir os seguintes passos para colocar a máscara:
Quando já temos a máscara colocada, não a devemos tirar para falar, tossir ou espirrar.
Além disso, devemos ter o cuidado de não tocar nos olhos, na cara ou na máscara e, se por algum motivo tocarmos, devemos lavar as mãos logo a seguir.
Lembra-te: a máscara pertence apenas a uma pessoa. Não devemos partilhar ou trocar de máscara com ninguém, mesmo que sejam nossos amigos ou familiares.
Pode haver a necessidade de retirarmos a nossa máscara como, por exemplo, quando vamos almoçar ou lanchar. Devemos seguir alguns passos simples para o fazermos em segurança:
Atenção: Algumas máscaras são descartáveis e, por isso, só as devemos usar uma vez e, de seguida, devemos deitá-las no lixo.
As nossas mãos tocam em muitos objetos e superfícies. Esses objetos e superfícies podem estar contaminados com vírus e bactérias. Por isso, quando mexemos em muitas coisas e depois levamos as nossas mãos à cara, olhos e boca, podemos estar a dar a esses vírus e bactérias uma forma de entrarem no nosso corpo, o que depois pode levar a que fiquemos doentes.
É muito importante que as nossas mãos sejam lavadas frequentemente e de forma correta.
Para lavarmos as mãos devemos usar água e sabão ou, em alternativa, podemos utilizar uma solução à base de álcool).
Para lavares as mãos corretamente segue os seguintes passos:
Lavar corretamente as mãos deve demorar pelo menos 20 segundos. Um truque para demorar o tempo adequado é cantar a música “Parabéns” enquanto lavas as mãos.
Apesar de não existir uma contraindicação formal à utilização da máscara, não é prático fazê-lo durante as aulas de educação física ou durante a prática desportiva.
Devemos usá-la até a aula começar e voltar a colocá-la no final da atividade física, e respeitar a distância de segurança entre todos (2 metros), bem como as indicações dadas pelo professor.
A cantina é o local onde nós vamos para almoçar.
Na cantina, enquanto estamos a circular, devemos usar sempre a nossa máscara. Nunca nos podemos esquecer que devemos lavar sempre as mãos à entrada e à saída da cantina, de preferência com água e sabão.
Depois, enquanto esperamos na fila, devemos manter sempre a distância de segurança dos restantes colegas (2 metros). Devemos cumprir as regras de distanciamento, mesmo quando nos sentamos à mesa (2 metros dos restantes colegas ou cumprir as regras dos lugares marcados).
Quando já estivermos sentados na cadeira e prontos para começar a refeição, então podemos retirar a máscara, e guardá-la num local seguro (limpo, seco e de preferência fechado).
Quando terminarmos de comer, devemos voltar a colocar a nossa máscara de imediato.
Não esquecer que não devemos partilhar alimentos, pratos, talheres, copos ou guardanapos com outras pessoas.
A máscara utilizada de forma adequada é eficaz na prevenção da propagação da infeção pelo vírus SARS-Cov2 e as crianças e jovens devem saber como usá-la.
Ana Amorim &Bull; Inês Rodrigues