(Criou página com: '{{Artigos |Autor=Tânia Caseiro, Rita Ferreira, Jéssica Peres, Pedro Vieira, João Arcanjo |Última atualização=2021/05/03 |Palavras-chave=Verruga Plantar; Dermatologia; V...') |
(Sem diferenças)
|
Autor: Tânia Caseiro, Rita Ferreira, Jéssica Peres, Pedro Vieira, João Arcanjo
Última atualização: 2021/05/03
Palavras-chave: Verruga Plantar; Dermatologia; Vírus do Papiloma Humano
ÍndiceResumoAs verrugas plantares são lesões que acometem as plantas dos pés provocando dor ou desconforto ao caminhar. São provocadas pelo Vírus do Papiloma Humano, sendo altamente contagiosas. A transmissão ocorre através das superfícies como o solo, sapatos, toalhas ou material desportivo. |
---|
As verrugas são lesões benignas que podem surgir após a infeção do Vírus do papiloma humano (HPV). Assim, existem vários tipos de verruga, dependendo da sua localização, forma e tipos de HPV.
A verruga plantar é uma lesão localizada na planta do pé atribuída aos tipos 1 e 2 do HPV. Apresenta-se de forma plana, ao contrário de outras verrugas que surgem com aspeto de “couve-flor”.
A verruga plantar habitualmente não forma saliência na planta dos pés, existindo um crescimento de fora para dentro da pele, devido à pressão que ocorre ao caminhar.
O diagnóstico é baseado na observação.
A infeção pode surgir em qualquer pessoa, independentemente da idade.
Contudo, é mais comum em crianças acima dos 5 anos e adolescentes, que frequentemente andam descalços, partilhando os mesmos espaços, para além de possuírem um sistema imunitário ainda imaturo.
Atletas como ginastas, nadadores ou pessoas que usam balneários diariamente, têm uma maior probabilidade de infeção por caminharem descalços nesses locais.
As verrugas plantares apresentam-se habitualmente de forma plana, por vezes semelhantes a calosidades. No entanto, diferenciam-se destas últimas por estarem rodeadas por um círculo de pele espessa, podendo também conter pequenos pontos escuros no centro. Estas podem ainda apresentar um aspeto avermelhado quando em ferida.
Numa fase inicial podem não dar qualquer sintoma, porém, a queixa mais comum é dor intensa ao caminhar, semelhante a “pedras no sapato”.
O HPV encontra-se em superfícies, sobrevivendo aí durante meses.
O contágio poderá ser direto, através de outra verruga, ou indireto, através de meias, sapatos, pisos, toalhas ou equipamentos desportivos. A infeção ocorre vulgarmente em pontos de elevada “pressão” como a região do calcanhar e metatarsos. Essa pressão provoca microtraumas na pele os quais facilitam a entrada do vírus.
As verrugas plantares são lesões benignas. Sem tratamento, algumas verrugas têm resolução espontânea no prazo de 2 anos. Em adultos podem permanecer por mais tempo e serem também resistentes ao tratamento. Em casos raros, podem evoluir para cancro da pele.
A verruga plantar é uma infeção na planta do pé que poderá requerer tratamento médico quando dolorosa e necessita de medidas especiais que evitem o contágio de outras pessoas.