(Criou página com: 'Este guia apresenta as regras básicas de edição das páginas deste site. Para mais dicas sobre '''edição''' de páginas, consulte o [http://www.mediawiki.org/wiki/Help...') |
(Sem diferenças)
|
Este guia apresenta as regras básicas de edição das páginas deste site.
Para mais dicas sobre edição de páginas, consulte o Guia de Edição disponibilizado pela MediaWiki.
Para aprender mais sobre como utilizar semântica , consulte o Guia Semântico da MediaWiki.
O site permite estabelecer ligações internas entre as páginas através do uso de uma simples sintaxe - envolver o nome de uma página em duplos parêntesis retos (ex: [[assim]] ). Se for criado um link para uma pagina que não existe, ele aparecerá a vermelho, assim).
Para criar o novo artigo, então, basta clicar no link a vermelho para abrir a página de edição, digitar o texto pretendido e fazer "Gravar página". Uma vez criada a nova página, o link passará a aparecer a azul, assim.
Esta é, tipicamente, a melhor forma de criar uma nova página, porque garante, à partida, que o novo artigo estará ligado a partir de um qualquer lado no site.
Introduzir o nome de uma página que não existe na barra de pesquisa (canto superior esquerdo da janela, ao lado do logótipo do site), fornece um link para a sua criação.
É possível criar páginas através dos URL's do site.
O URL de um artigo tem, normalmente, o seguinte aspeto: http://www.xxx.yyy/index.php/ARTIGO.
Para criar uma nova página, basta, então, substituir "ARTIGO" pelo nome da página que deseja criar. Isto leva, à semelhança do que acontece nos exemplos anteriores, a uma página em branco que pode ser editada com o conteúdo pretendido.
A criação de redirecionamentos é de extrema importância, na medida em que permite que outras pessoas pesquisem um dado artigo utilizando uma outra expressão.
Por exemplo, um artigo cujo o nome inicial era uma sigla e que foi redirecionado para o a designação completa, pode ser encontrado qualquer uma das expressões. A utilização de redirecionamentos permite, assim, que os artigos sejam encontrados mais facilmente, independentemente das preferências de pesquisa.
Mais ainda, e porque os títulos dos artigos devem ser o mais completos possível para evitar repetições ou redundâncias, os redirecionamentos permitem transferir um dado artigo para uma página com um nome mais adequado sem necessidade de copiar, colar ou eliminar conteúdo.
A edição de páginas é extremamente simples. Basta:
A edição do "Resumo", que aparece no final de cada página, é armazenado juntamente com as edições feitas por cada utilizador e permite seguir com maior eficiência as mudanças que são feitas aos conteúdos.
Para isso, basta que seja preenchido com uma pequena indicação das mudanças que foram feitas, como por exemplo: "correção de um erro ortográfico" ou "adição de mais informação sobre o tema X".
O preenchimento desta secção é uma boa prática que deve ser cumprida para facilitar a gestão das edições.
A opção "Antever resultado" permite perceber como vão ficar as modificações feitas às páginas, antes de as gravar.
A utilização deste botão está, também, relacionada com o mapeamento de edições. De cada vez que uma edição é gravada, ela é registada como uma edição separada. Isto não é grande motivo de preocupação, mas a previsão dos resultados permite aperfeiçoar as alterações, eliminando a necessidade de criar novas edições e, por consequência, novos registos de edições, apenas para fazer correções menores.
Outra opção que, à semelhança da anterior, permite fazer uma melhor gestão do mapa de edições, é "Mostrar alterações". Esta permite comparar a nova versão de uma página com a versão anterior, isto é, comparar a versão com as novas alterações com a versão sem essas mesmas alterações.
Uma vez mais, isto permite que o utilizador se certifique de que as suas edições são as pretendidas e de que aparecem como deveriam, antes de as gravar.
A formatação de texto nas páginas do site pode ser feita através dos botões de edição que aparecem no canto superior esquerdo do espaço de edição ou utilizando a chamada wiki markup.
Esta linguagem consiste num conjunto de símbolos, como asteriscos, apóstrofes ou sinais de igual que desempenham uma função especial, muitas vezes dependendo da sua posição.
Formatação de Caractéres
Formatação de Secções
Para criar cabeçalhos automaticamente, basta colocar o título do cabeçalho entre sinais de igual, assim: = Cabeçalho de nível 1=.
O nível do cabeçalho é determinado pelo número de sinais de igual utilizados, sendo que um cabeçalho de nível 4, por exemplo, se define da seguinte forma: ==== Cabeçalho de nível 4 ====.
Quanto maior o número de sinais utilizados, mais se desce na escala/hierarquia e menor será o tamanho do cabeçalho.
Um separador horizontal é uma linha que atravessa a página horizontalmente, podendo ser útil para fazer separação entre conteúdos numa mesma página.
O separador é definido da seguinte forma:
texto antes
----
texto depois
A aparência do separador é conforme se mostra abaixo:
texto antes
texto depois
Para criar uma lista de pontos (bullet list), utilizam-se asteriscos (*). Quantos mais asteriscos forem utilizados, maior será o avanço do ponto.
Esta lista, por exemplo...
* Ponto a
** Ponto aa
*** Ponto aaa
* Ponto b
... fica assim:
Para criar uma lista numerada, utiliza-se o sinal de cardinal (#). Quantos mais sinais de cardinal forem utilizados, maior será o avanço, à semelhança do que acontece com o exemplo anterior.
Esta lista, por exemplo...
# Ponto a
## Ponto aa
## Ponto ab
# Ponto b
... fica assim:
Uma lista de definições define-se da seguinte forma:
; item 1
: definição do item 1
; item 2
: definição do item 2
O resultado é este:
Criar avanços no texto pode ter muitas utilidades, desde criar hierarquias ou dependências entre os conteúdos, demarcar parágrafos ou até simplesmente organizar a aparência do texto.
Mas como é que isso se faz? É muito simples:
: Avanço único
:: Avanço duplo
Sem avanço
=
Sem avanço
Quanto maior for o número de sinais de dois pontos utilizados, maior será o avanço do texto.
Parágrafos
O software base deste site ignora as quebras de linha singulares, isto é, ignora a forma como os parágrafos são assumidos em editores de texto como, por exemplo, o Microsoft Word.
Os parágrafos singulares têm que ser forçados, através do uso da tag em HTML <br>.
Alguns termos em HTML também podem ser utilizados para formatar o texto.
<ins>Texto sublinhado</ins> ou <u>Texto sublinhado</u> = Texto sublinhado
<s>Texto rasurado</s> ou <del>Texto rasurado</del> = Texto rasurado
Os blockquotes podem ser utilizados para destacar uma parte do texto, como por exemplos, blocos de texto citado.
Texto antes
<blockquote>Carpe Diem</blockquote>
Texto depois
=
Texto antes
Carpe Diem
Texto depois
Os comentários só podem ser vistos na área de edição das páginas e podem ser interessantes, especialmente neste contexto de contribuição múltipla, para deixar indicações a futuros contribuidores, para dar explicações adicionais que só interessem aos criadores dos conteúdos, etc.
Os comentários definem-se da sequinte forma:
<!-- Isto é um comentário -->
A linguagem básica para criar uma tabela é a seguinte:
{|
|célula 1
|célula 2
|-
|célula 3
|célula 4
|-
|célula 5
|célula 6
|}
A aparência de uma tabela básica é, então:
célula 1 | célula 2 |
célula 3 | célula 4 |
célula 5 | célula 6 |
Para criar cabeçalhos nas tabelas, substitui-se a barra vertical (|) utilizada para marcar o início de cada célula, por um ponto de exclamação (!).
{|
!Cabeçalho 1
!Cabeçalho 2
|-
|célula 3
|célula 4
|-
|célula 5
|célula 6
|}
=
Cabeçalho 1 | Cabeçalho 2 |
---|---|
célula 3 | célula 4 |
célula 5 | célula 6 |
Estes cabeçalhos aparecem, por omissão, a negrito e centrados.
O primeiro passo para inserir imagens num artigo é fazer o seu upload para os servidores do próprio site.
Para carregar uma imagem, os seguintes passos devem ser seguidos:
Quando uma imagem é carregada para o site, uma página de descrição do ficheiro é automaticamente criada sob o nome atribuído à mesma.
A Página de descrição do ficheiro' deve ser preenchida com informação sobre qual a origem da imagem, sobre o seu copyright status ou qualquer outra informação descritiva que possa ser útil.
Existem algumas opções de sintaxe para inserir as imagens carregadas nas páginas do site:
Mover uma página significa dar-lhe um novo nome. Para tal, basta:
Quando se move uma página, é importante saber que não só se altera o nome da mesma, como se move todo o seu conteúdo e o histórico de edições. Isto não acontece se apenas se copiar e colar conteúdos em diferentes páginas, podendo perder-se a informação sobre quem criou que conteúdo e quando.
Uma vez que esta operação resulta num redirecionamento, não deverão ocorrer quebras nos links. De qualquer forma, o utilizador deve verificar links noutras páginas que apontam para a página redirecionada e corrigir, se necessário.
Objetivos das categorias: Para cada classe/categoria criada, é criada uma página sob esse nome, que agrega, em forma de lista organizada alfabeticamente, todas as páginas classificadas/categorizadas por essa mesma classe/categoria.
Como criar:
As classes, e só as classes, podem também ser criadas através de um simples código inserido na página ou páginas que se pretendem classificar.
Para criar uma classe, então, usando código basta inserir Categoria:Nome da Classe/Categoria entre parêntesis retos (dois de cada lado). Esta ficará ativa a partir do momento em que a página for guardada.
A uma mesma página, podem ser associadas as classes/categorias que se entender serem necessárias.
Como hierarquizar: