(O sono constitui-se em um especto fundamental da vida do ser humano pois possui uma função restauradora, de conservação de energia e de proteção. A privação de sono pode originar um importante prejuí) |
(Sem diferenças)
|
Autor: Rubina Santos
Última atualização: 2016/02/10
Palavras-chave: Sono, Higiene do Sono, Insónia Sono, Perturbação do Sono
O sono constitui-se em um especto fundamental da vida do ser humano pois possui uma função restauradora, de conservação de energia e de proteção.
A privação de sono pode originar um importante prejuízo a curto ou longo prazo nas atividades diárias do paciente, causando adversidades sociais, somáticas, psicológicas e cognitivas.
A Insónia caracteriza-se pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo.
As queixas relacionadas ao sono são muito comuns na população. Estima-se que entre 30 a 40% das pessoas sofra de insónia, sobretudo à medida que a idade avança, nas mulheres, divorciados, viúvos e indivíduos com baixo nível socioeconómico e educacional.
Este termo é usado para descrever os bons hábitos de sono, que qualquer pessoa pode adotar, para melhorar a qualidade do seu sono, de modo a sentir o seu corpo e a sua mente preparada para as atividades do dia seguinte.
São pequenas atitudes, mas que muitas vezes são negligenciadas pelo ritmo de vida da sociedade moderna.
A maioria das pessoas precisa de 7 a 9 horas de sono por noite, mas não somos todos assim.
Não dormir durante 16 horas pode levar a uma diminuição no desempenho equivalente a ter um nível de álcool no sangue de 0.5%?
A insónia é um importante problema de saúde, condicionando uma pior qualidade de vida das pessoas, com consequências significativas no próprio, na sua família e na comunidade em geral. Muitas vezes é possível melhorar o sono com medidas simples do dia-a-dia.