A plataforma METIS - Educação para a Saúde publica artigos de revisão sobre temas de medicina preventiva ou educação para a saúde. Aceita artigos escritos em língua portuguesa, dirigidos à população geral, numa linguagem que seja facilmente percetível para o leitor que não seja profissional de saúde.
Outras tipologias de artigos poderão ser ponderadas pelos editores. Os autores interessados poderão contactar previamente o conselho editorial, através do endereço eletrónico metis@med.up.pt.
O título deve ser curto indicando claramente qual o tema a tratar.
Breve resumo do conteúdo do artigo num máximo de 150 palavras. Deve ser claro e conciso sobre o tema abordado, o objetivo e a principal conclusão.
Máximo de 700 palavras.
Sem estrutura definida, tamanho máximo de 700 palavras.
Uma frase com tamanho máximo de 30 palavras que resume a mensagem chave do artigo.
Devem ser indicadas 5 palavras-chave em língua portuguesa com base nos termos MeSH (Medical Subject Headings).
O artigo pode ser acompanhado de imagens ou gráficos que resultem numa apresentação visual que melhore a compreensão do conteúdo. Todas as imagens devem ser acompanhadas da respetiva permissão dos autores para a sua publicação.
As referências num máximo de 5 devem obedecer às normas de publicação de Vancouver. Serão colocadas por ordem alfabética do primeiro autor.
A lógica da bibliografia é permitir ao leitor um acesso rápido a outras fontes de conhecimento onde possam aprofundar questões relativas ao documento. Podem referir-se a publicações ou a sítios eletrónicos idealmente em português mas serão aceites em qualquer outra língua.
Devem conter a hiperligação ao sítio onde poderão ser consultadas.
Os documentos devem ser enviados por correio eletrónico para: metis@med.up.pt. Os documentos a enviar incluem:
Os artigos recebidos são submetidos a um processo de validação administrativa; os artigos que não obedeçam à organização científica e à organização formal expostas nestas normas não serão aceites nem apresentados ao Conselho Editorial, sendo automático o processo de devolução.
Os textos que estejam de acordo com as normas são identificados por um número comunicado aos autores, que deve ser referido em toda a correspondência com a revista. Será considerada como data de receção do artigo o último dia de receção da versão eletrónica do artigo e dos anexos necessários. Os artigos aceites serão distribuídos a um editor responsável, que fará uma apreciação sumária e apresentará o artigo em reunião do Conselho Editorial. Os artigos que não estejam relacionados com a missão da plataforma METIS serão recusados.
Os artigos que estejam de acordo com as normas e que se enquadrem na missão da plataforma METIS - Educação para a Saúde entrarão num processo de revisão por pares. Aos revisores será pedida a apreciação crítica de artigos submetidos para publicação. Essa avaliação incluirá as seguintes áreas: atualidade, rigor científico, importância em Medicina Preventiva, interesse para a população, e adequação da linguagem. Cada artigo será apreciado por pelo menos dois revisores. Caso exista divergência de apreciação entre revisores, os editores poderão convidar um terceiro revisor. A decisão final sobre a publicação será tomada pelos editores com base nos pareceres dos revisores. As diferentes apreciações dos revisores serão integradas pelo editor responsável e comunicadas aos autores. Os autores não terão conhecimento da identidade ou afiliação dos revisores ou do editor responsável.
A decisão relativa à publicação pode ser no sentido da recusa, da publicação sem alterações ou da publicação após modificações. Neste último grupo, os artigos, após a realização das modificações propostas, serão reapreciados pelos revisores originais do artigo. Desta reapreciação resultará uma apreciação final por parte do editor responsável e a decisão de recusa ou de publicação, da qual os autores serão informados.
Existe um conflito de interesses quando um autor (ou a sua instituição) tem relações pessoais, profissionais ou financeiras que podem influenciar as suas decisões, trabalho ou manuscrito. Nem todas estas relações representam verdadeiros conflitos de interesses. Por outro lado, o potencial para conflito de interesses pode existir independentemente de o autor acreditar ou não que esta relação afeta o seu julgamento científico. O potencial para conflito de interesses pode residir nos autores, revisores ou editores.
A plataforma METIS - Educação para a Saúde publica textos baseados na melhor evidência científica existente, e abster-se-á de aceitar artigos que possam refletir opiniões pessoais, institucionais ou empresariais cuja transparência possa ser questionada.
Os autores concedem à plataforma METIS - Educação para a Saúde o direito exclusivo de publicar e distribuir em suporte físico, eletrónico, por meio de radiodifusão ou em outros suportes que venham a existir o conteúdo do manuscrito. Concedem ainda à plataforma METIS - Educação para a Saúde o direito a utilizar e explorar o manuscrito, nomeadamente para ceder, vender ou licenciar o seu conteúdo. Esta autorização é permanente e vigora a partir do momento em que o manuscrito é submetido, tem a duração máxima permitida pela legislação portuguesa ou internacional aplicável e é de âmbito mundial. Os autores declaram ainda que esta cedência é feita a título gratuito. Caso o artigo não venha a ser publicado, cessa imediatamente este direito.
Os autores autorizam plataforma METIS - Educação para a Saúde (ou uma entidade por esta designada) a atuar em seu nome quando esta considerar que existe violação dos direitos de autor.
Os autores têm direito a:
Os autores aceitam que, em caso de conflito, a resolução deste acordo será feita em Portugal e de acordo com a legislação portuguesa aplicável.