Autor: Rita Matos, Catarina Pinto Nogueira, Daniela Gregório
Última atualização: 2018/02/20
Palavras-chave: Trombose venosa superficial, tromboflebite
ÍndiceResumoA tromboflebite é uma doença comum, benigna e autolimitada. O diagnóstico é clínico, baseado nos sinais e sintomas (dor, calor, vermelhidão e inchaço) ao longo da veia afetada, atingindo preferencialmente as pernas. Pode ser necessário realizar uma ecografia da região afetada. |
---|
A tromboflebite superficial é uma inflamação de uma veia, que origina a formação de um coágulo no seu interior. A região do corpo mais afetada é a perna. Caracteriza-se pela presença de cordão duro e doloroso debaixo da pele, que pode estar mais quente e avermelhada ao longo do trajeto de uma veia superficial. Por outro lado, no caso da flebite apenas há inflamação, sem formação de coágulo.
As varizes e cirurgias venosas, imobilização, gravidez, obesidade, infecções ou abuso de drogas podem aumentar o risco de tromboflebite.
O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico. A realização de ecografia poderá confirmar o diagnóstico. Na maioria das vezes, não produz complicações importantes e é fácil de reconhecer.
O tratamento implica a aplicação de anti-inflamatórios tópicos (creme ou pomada) e medidas gerais, como elevação dos membros e utilização de meias de compressão adequadas. Deverá evitar-se a imobilização, sendo importante manter-se ativo.
A trombose venosa superficial ocorre maioritariamente nas pernas, manifestando-se por dor e inchaço no trajeto da veia afetada. É uma doença autolimitada, cujo tratamento envolve medidas gerais e anti-inflamatórios.