A dieta mediterrânica

Autor: Alexandra Dias, Cláudia Pinto, Daniel Lopes, Filipe Pinto, Inês Lourenço, João Almeida, Maria Raquel Sargo, Mariana Castanheiro, Mariana Marques, Mariana Bezerra, Mariana Almeida, Nádia Almeida, Pedro Vaz, Raquel Casais

Última atualização: 2021/01/17

Palavras-chave: Dieta mediterrânica; Alimentação; Prevenção; Azeite



Resumo


A dieta mediterrânica é um modelo alimentar que deriva da tradição gastronómica da bacia do Mediterrâneo, onde a produção de azeite constitui uma atividade importante do setor primário. O seu sucesso deriva da capacidade de integrar fatores alimentares e nutricionais numa estrutura de hábitos culturais, sociais, históricos e económicos, potenciadores de efeitos benéficos sobre a saúde, com reflexo positivo na prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, neurodegenerativas e algumas formas de cancro.
Baseia-se numa ingestão predominante de alimentos de origem vegetal como cereais, legumes e frutas, complementados pelo azeite, sementes e frutos secos, e por uma ingestão menor de proteína animal, onde a preferência é dada ao peixe fresco e aos laticínios. Uma boa ingestão hídrica, onde o vinho, consumido de forma moderada, ocupa um lugar importante, e a prática regular de atividade física completam a recomendação.




A dieta mediterrânica


O que é a dieta mediterrânica




Dieta mediterrância e prevenção de doenças




As refeições




O pequeno-almoço




O lanche




A refeição principal




A importância das fibras




As nozes e os frutos secos




Veja mais em Dieta Mediterrâncica

Conclusão


A dieta mediterrânica é uma opção de vida que junta os benefícios de uma alimentação saudável com os da prática regular de atividade física, integrados num ambiente sociocultural potenciador de benefícios na saúde.
A escolha é sua. Escolha a saúde!

Referências recomendadas



Alt text Alt text Alt text Alt text Alt text

Banner metis 2024.jpg