Autor: Ana Filipa Figueiredo; Ana Filipa Rodrigues; Bárbara Passos; Beatriz Mena; Diogo Santos; Francisco Ferreira; Gonçalo Espínola; Gustavo Araújo; João Santos; José Luís Almeida; Maria João Ferreira; Noémi Nogueira
Última atualização: 2017/12/12
Palavras-chave: bullying, violência, agressão, comportamento social, problemas sociais
ÍndiceResumoO bullying é um conjunto de agressões repetitivas, com intenção de magoar alguém física ou psicologicamente. Muitas vezes é motivado por diferenças de raça, religião, sexo, orientação sexual, incapacidade ou aspeto, com consequências negativas na vida do agressor e da vítima. |
---|
Bullying é toda e qualquer agressão física ou psicológica propositada, exercida por um indivíduo ou grupo de indivíduos, de forma continuada no tempo.
Tem como objetivos assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima.
No bullying, o agredido não tem como se defender, pelo que existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido:
Existem tipos de comportamento de bullying específicos e diferentes, apesar de existirem pontos comuns a todos, tais como a existência de provocações contínuas, a vitimização, provocação e marginalização:
Qualquer indivíduo pode sofrer de bullying. No entanto, é mais comum em ambientes escolares. Como tal, os jovens são os principais protagonistas, quer como agressores, quer como agredidos. Todavia, temos outros grupos sociais atingidos pelo bullying, tais como emigrantes, idosos, indivíduos com diferente orientação sexual, entre outros.
O bullying pode ser identificado em diferentes faixas etárias. Porém, é comum que o bullying físico, verbal e o cyberbullying se pronunciem, principalmente, em indivíduos jovens e, mais uma vez, em meio escolar, dentro da faixa dos 7 aos 23 anos.
O bullying pode afetar tanto os que são vitimados, como os agressores, testemunhas ou cúmplices. Este está associado a inúmeras consequências negativas, com impactos na saúde mental, consumo de substância e, em casos extremos, suicídio. Todos estes efeitos do bullying podem persistir ao longo da vida.
No caso dos agredidos, algumas das consequências desta ação violenta são:
As formas de agressão entre alunos são muito variadas e podem acontecer em praticamente todos os níveis da fase escolar.
Suspeite de que alguém é vítima de bullying, quando:
As consequências das situações de bullying, quer a curto, médio ou longo prazo, são dramáticas e repercutem-se por todas as áreas da vida do indivíduo
Se suspeita que alguém é vítima de bullying, não deve hesitar em tomar, desde logo, medidas para tentar resolver o problema da melhor forma:
Quem pretende ajudar uma vítima deve incentivá-la a denunciar a situação e a procurar ajuda junto de entidades especializadas. Existem várias organizações que pretendem reportar os casos de bullying, bem como informar as vítimas e familiares das mesmas como agir. Em Portugal, destaca-se a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e a Associação Tudo Vai Melhorar. Para além disso, existem organizações internacionais, tais como a Stopbullying e a STOMP out Bullying.
Bullying é uma forma de agressão que tem repercussões negativas, para o agressor (bully) e para a vítima.
É inaceitável numa sociedade moderna.
A responsabilidade é de todos: Conhecer o problema, identificá-lo no nosso meio, ter a coragem de o denunciar e ter a força do o combater.