Autor: Catarina Sofia Pinto; Teresa Raquel Vaz; Sara Pereira Santos; Ângela Teixeira
Última atualização: 2020/12/27
Palavras-chave: Desenho infantil, Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento psico-motor, Criatividade
ÍndiceResumoPegar num lápis e rabiscar num papel parece algo inato na criança. |
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O desenho constitui uma das formas mais primitivas de comunicação humana, transversal a todas as idades. Basta pensarmos nas marcas e desenhos deixados em cavernas, árvores e pedras para percebermos a importância que o desenho teve ao longo dos tempos, criando as bases necessárias para a posterior criação da escrita.
O desenho infantil não é estático, acompanha a criança e evolui a par do seu desenvolvimento psicomotor e maturidade intelectual.
Por volta dos 18 meses, as crianças começam a explorar o lápis e a sua capacidade de o usar, realizando movimentos amplos e desordenados, produzindo uma garatuja desordenada. Estes traços vão-se organizando progressivamente e assumindo movimentos longitudinais e circulares. É nesta fase que começam a demonstrar preferência por uma mão.
Entre os 2 e os 4 anos, as crianças começam a combinar os rabiscos, anteriormente irreconhecíveis, transformando-os na representação de um objeto, progressivamente mais complexo. Ainda não estabelecem relação entre os objetos que desenham, nem têm noção da proporcionalidade do tamanho e posição dos mesmos. Além disso, as cores que utilizam não têm relação com a realidade.
A partir dos 5 anos aparece a representação bidimensional respeitando a lógica da proporcionalidade. Nesta altura começam a representar a figura humana, a construir formas diferenciadas para cada categoria de objeto, tornando-se possível reconhecer o conteúdo do desenho.
Aos 10 anos, as crianças já se preocupam com o tamanho, forma, cor, proporção realista e posicionamento dos objetos, havendo, por isso, menos exageros e distorções nos seus desenhos. Além disso, já conseguem desenhar em diferentes planos e com sobreposições. É nesta fase que se começam a acentuar as diferenças entre os desenhos realizados por crianças do sexo masculino e feminino.
O desenho promove:
É importante não impor regras nem pressão e deixar a criança dar asas à sua imaginação.
Cabe depois ao adulto adotar algumas atitudes que irão consolidar a confiança da criança e estimular o desenho:
Ao desenhar em conjunto com a criança, estará a passar tempo de qualidade e a fortalecer a relação entre ambos.
O desenho infantil é essencial no desenvolvimento da criança, acompanhando a sua evolução. Com este estímulo, ajudamo-la a desenvolver a sua percepção, emoção e inteligência.